Investimentos em PPR caíram 65% em Janeiro
O investimento em Planos Poupança Reforma (PPR) desceu em Janeiro 65% comparativamente com o seu homólogo no ano passado.
Pedro Seixas Vale, presidente da Associação Portuguesa de Seguradores, apresentou esta quinta-feira os primeiros indicadores relativos ao sector segurador para 2011. O responsável disse ainda que os portugueses investiram apenas 91 milhões de euros, em PPR no mês de Janeiro do corrente ano civil face aos 256 milhões do ano passado em igual mês. Estes dados são apontados como os principais motivos de re-orientação dos bancos para a captação de depósitos.
Pedro Seixas Vale disse que “os principais distribuidores, são os bancos e este passaram a orientar as suas captações de poupança para depósitos nos próprios bancos”. No seu entender, a prioridade dos bancos, que estão com dificuldades em financiarem-se, é a liquidez.
O presidente da Associação Portuguesa (APS) de Seguradores, disse ainda que o mês de Janeiro é atípico e que que não existe ainda uma tendência clara, dizendo que o desinteresse da banca pelos PPR poderá criar uma oportunidade de redes internacionais.
O presidente da APS adiantou que "continua a haver um aumento da poupança", sublinhando que as companhias continuam a subir no ramo Vida, sobretudo nos produtos de risco (48 por cento) e de capitalização (29 por cento).
fonte:http://www.cmjornal.xl.pt/