Porquê comprar fundos de investimento?
Para diversificar o risco com custos baixos
De acordo com a teoria moderna da gestão de carteiras, para conseguir um bom nível de diversificação é preciso comprar 20 acções. No entanto, as comissões envolvidas nessas transacções podem diminuir substancialmente a rendibilidade do investimento. Numa carteira de cinco mil euros e com uma comissão de bolsa de seis euros, dar 20 ordens de compra custa 2,4 por cento do valor do investimento. Isto contando apenas com as comissões de compra. Por outro lado, quem optar por comprar acções através de fundos de investimento poupa dinheiro e ganha diversificação.
Um gestor a tempo inteiro…
Um fundo de investimento é uma espécie de empresa que reúne dinheiro de milhares de participantes e, como qualquer companhia, tem uma equipa de gestão. Por trás das acções que compõem a carteira de um fundo de investimento, há um gestor e uma equipa de research, cujo objectivo é encontrar e comprar as melhores acções e obrigações para investir. Antes de comprar qualquer acção, esses gestores analisam os relatórios e contas, falam com as administrações e investigam a concorrência das empresas. Enfim, fazem um trabalho de casa que a maioria dos pequenos investidores não faz, porque não tem formação para o fazer e, sobretudo, porque não tem tempo.
… e o mundo como horizonte
Por certo já ouviu dizer que os mercados accionistas asiáticos são uma boa opção de investimento, mas o seu banco não vende acções chinesas ou japonesas. Através dos fundos de investimento, os investidores globais não ficam limitados pela oferta do banco onde têm conta ou do mercado que acompanham. Com estes instrumentos, é tão fácil investir na operadora de comunicações da indonésia como na portuguesa.
fonte:saldopositivo