O que deve ter em conta antes de investir em PPR
Os Planos Poupança Reforma (PPR) foram durante muitos anos os intrumentos preferidos dos portugueses para rentabilizar algum dinheiro extra. No entanto, com os cortes dos benefícios fiscais foram-se tornando menos atractivos, acabando por perder adeptos.
Dadas as circunstâncias, muito se tem discutido sobre as vantagens dos PPR. Por isso, antes de escolher onde vai investir as suas poupanças, existem algumas questões que deve considerar
1- Mudança nos benefícios fiscais. O retorno será menor do que o esperado. Ou seja, a partir deste ano, as deduções no IRS serão menores. Os investidores poderão deduzir no máximo até 100 euros no conjunto de benefícios fiscais.
2-Jovens devem investir em produtos mais agressivos. Uma vez que os PPR são mais conservadores e têm uma taxa de risco bastante reduzida, os especialistas aconselham os jovens a investirem em produtos mais agressivos, como os fundos de PPR. Isto porque, apesar do risco elevado, há uma maior flexibilidade.
3- Apenas 17% dos PPR batem a inflação. Segundo dados do Banco de Portugal, apenas 17% destes produtos obtiveram um retorno superior à inflação prevista para 2011.
4- Alternativas. Para quem não tem muito tempo para olhar e acompanhar o mercado pode optar por fundos de investimentos, fundos ciclo de vida – para quem pretende usufruir do investimento numa determinada data.
Fonte: Diário Económico