Investir. Qual o seu perfil de risco?
Quando falamos em investimento rapidamente encontramos entre os nossos amigos desde os mais entusiastas aos mais desconfiados. A verdade é que nem todos lidamos da mesma maneira com o dinheiro, nem com o risco. Investir implica risco: muitos, pouco ou nenhum. O que, na prática, nos conduz a três tipos de pessoas: as que nunca investem, as que investem para não perder, e as que investem para ganhar.
Tendo em conta a posição de cada uma perante a possibilidade de multiplicar o seu dinheiro, naturalmente, os produtos financeiros que possam vir a escolher são diferentes.
Os especialistas em investimento gostam de arrumar os investidores por três grandes categorias, de acordo com o seu perfil de risco:
Conservador: Investidor cujo objectivo principal é a preservação do valor investido, preferindo investimentos de risco baixo, assumindo, por isso, uma expectativa de rentabilidade mais limitada.
Moderado: Investidor que está disposto a assumir um risco considerável nos investimentos, de modo a potenciar um crescimento sustentado do capital aplicado a médio e longo prazo;
Dinâmico: Investidor cujo principal objectivo é potenciar um crescimento importante a médio e longo prazo da sua carteira de investimentos, assumindo para tal risco elevado nas soluções que subscreve e adquire.
Para determinar qual o seu perfil de risco, poderá consultar alguns simuladores que existem em sites de bancos de investimento ou falar com especialistas no seu banco. Mas lembre-se que é você que tem de determinar como se sente em relação ao seu dinheiro. E o risco está relacionado com o valor que estaria disposto a perder, eventualmente, para atingir uma determinada rentabilidade. Se não tolera perder dinheiro, independentemente do ganho que possa conseguir, então tem um perfil conservador. Se está disposto a correr o risco de perder o dinheiro só para ficar exposto a possibilidade de ganhar o máximo possível, então tem um perfil dinâmico.
fonte:http://www.dinheirovivo.pt/