Investidores apostam forte nos metais preciosos
Investimento em fundos cotados auríferos atingiu o valor mais elevado das últimas quatro semanas.
A crise da dívida soberana na zona euro está a gerar uma nova corrida aos metais preciosos, que continuam a ser vistos como activos de refúgio.
De acordo com o último relatório semanal da ETC Securities, uma das maiores gestoras de fundos cotados, o investimento realizado em fundos cotados que replicam a evolução da onça de ouro atingiram o valor mais elevado das últimas quatro semanas.
Segundo cálculos dos especialistas da ETC Securities, só na última semana, quando o ouro ultrapassou a barreira dos 1.800 dólares pela primeira vez desde 21 de Setembro, o investimento líquido nestes produtos atingiu os 116 milhões de dólares.
No mesmo sentido seguiu a o volume de investimento realizado em ‘exchange traded commodities' (ETC), produtos que replicam o desempenho da prata nos mercados internacionais: segundo dados da ETC Securities, o investimento líquido em ETC físicos de prata atingiu os 27,6 milhões de euros, o valor semanal mais elevado nas últimas 16 semanas.
A onça do metal dourado segue hoje a cair 0,54% para os 1.779 dólares e a onça de prata desvaloriza 0,58% para os 34,48 dólares.
fonte:http://economico.sapo.pt/