Bolsa: se é investidor, tome nota
Se investe na bolsa, saiba que as atenções vão estar voltadas esta semana para o valor preliminar da inflação alemã e para os dados referentes ao mercado imobiliário norte-americano, numa altura calma em termos de divulgação de indicadores.
«Os próximos dias serão bastante calmos no que diz respeito à divulgação de indicadores macroeconómicos, tanto na Europa como nos Estados Unidos, cujos índices estarão encerrados na segunda-feira» após o Natal, disse à agência Lusa Telma Santos, analista de acções do Millennium investment banking.
Na Europa, os investidores estarão atentos à divulgação do valor preliminar do índice de preços no consumidor alemão.
«Os preços no consumidor devem ter subido 2,4% em Dezembro face a Dezembro de 2010 e 0,8% o face a Novembro», adiantou a analista, a partir do consenso de analistas contactados pela agência de informação financeira Bloomberg.
Também na Alemanha é esperado pelos analistas um crescimento mensal de 0,3% das vendas a retalho de Novembro.
Por cá, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga na quinta-feira as contas nacionais trimestrais por sector industrial.
Do outro lado do Atlântico, nos EUA, o mercado imobiliário estará em destaque: serão conhecidas as vendas de casas pendentes em Novembro e o índice de preços de casas S&P/CS das 20 maiores cidades norte-americanas.
No que respeita às vendas de casas pendentes, é esperado um aumento de 1,8% do número de contratos de promessa compra e venda assinados para comprar casas usadas.
Já o índice de preços de casas S&P/CS deverá apontar para um decréscimo de 3,2% dos preços no mês de Outubro.
Ainda nos EUA, o indicador de actividade empresarial norte-americano Chicago PMI deverá recuar em dezembro, enquanto a confiança dos consumidores medida pelo Conference Board deve registar uma melhoria.
fonte:http://www.agenciafinanceira.iol.pt/