Ouro sobe para máximos de três meses
Melhoria da confiança dos empresários alemães e dados positivos sobre o desemprego nos EUA estão a puxar pelo euro e pelo ouro.
A valorização da euro face ao dólar está a levar os investidores a apostar no ouro como investimento alternativo. A onça do metal amarelo já sobe pela quarta sessão seguida e hoje fixou um máximo de três meses. Há momentos, o ouro subia 0,34% para 1.782,32 dólares a onça.
"Os fortes dados económicos nos EUA e na Alemanha estão a pressionar o dólar e a ajudar o ouro", referiu Michael A. Gayed, especialista da Pension Partners, à Bloomberg. "Alguns investidores antecipam pressão inflacionista com a melhoria da economia dos EUA", acrescentou.
Os investidores ficaram hoje a saber o número de pedidos iniciais de subsídio de desemprego nos EUA manteve-se na última semana nos 351 mil, segundo o Departamento do Trabalho norte-americano, evidenciando sinais de resiliência do mercado laboral da maior economia do mundo.
Por seu turno, na Europa, é a subida da confiança dos empresários alemães que está a dar força à moeda única. O índice que mede o clima de negócios na Alemanha calculado pelo instituto Ifo, e que é baseado em depoimentos de 7.000 executivos, subiu em Fevereiro para 109,6 pontos, um máximo de sete meses, face aos 108,3 registados em Janeiro.
O euro avançava 0,45% para 1,33 dólares, o nível mais elevado desde Dezembro do ano passado. As matérias-primas são geralmente cotadas em dólares e um euro forte leva os investidores a investir em 'commodities'.
Nas outras matérias-primas, a prata seguia em destaque ao acelerar 2,26% para 35,105 dólares a onça.
fonte:http://economico.sapo.pt/no