Juros das Obrigações do Tesouro voltam a subir
Razões técnicas explicam subida dos juros das OT portuguesas a dois anos.
Num dia em que as bolsas europeias animaram e os juros das Obrigações do Tesouro (OT) de Espanha e de Itália corrigiram, Portugal voltou a ficar para trás. Os juros das Obrigações do Tesouro português continuam a subir.
As OT a dois anos dispararam ontem por motivos técnicos, mas os investidores penalizaram igualmente os títulos de dívida a dez anos. A dois anos, os juros atingiram os 13,191%, mais 3,792 pontos percentuais do que no dia anterior. Contudo, esta subida a pique teve por base o efeito de um "mecanismo automático de alteração do prazo da referência", explicou o Ministério das Finanças, à Lusa.
"A justificação para esta subida está na alteração do ‘benchmark', da referência, que normalmente é determinado automaticamente pelo prazo mais próximo" face à maturidade em análise - neste caso, os dois anos. Ou seja, de um dia para o outro, e de modo automático, "o prazo da referência passou a ser a OT de Junho 2014, que está mais próximo [da maturidade a dois anos] que a OT de Setembro de 2013", esclareceram ainda as Finanças. Mas a dez anos, as OT também subiram. Ficaram nos 12,445%, mais 0,119 pontos que no dia anterior. Já Espanha e Itália viram a confiança dos mercados subir, com os juros a corrigir 0,04 pontos e 0,097 ponto respectivamente.
O dia nas bolsas foi marcado por uma recuperação generalizada, mas Portugal voltou a ficar na sombra. As bolsas de Paris, Madrid e Itália avançaram mais de 1%, enquanto Lisboa ganhou apenas 0,2%, para 4.596,52 pontos, na primeira sessão positiva da semana.
fonte:http://economico.sapo.pt/