IGCP "sonda" mercado para colocações privadas de dívida
Portugal está a "sondar" o mercado no sentido de avaliar a possibilidade de colocação privada de dívida pública de médio prazo.
Portugal está a "sondar" o mercado no sentido de avaliar a possibilidade de colocação privada de dívida pública de médio prazo, revelou à Bloomberg o presidente do Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP).
De acordo com João Moreira Rato, "dependerá das condições de mercado e do apetite de investidores específicos". O presidente do IGCP não avançou quaisquer datas para as eventuais operações. "Estamos continuamente a sondar o mercado", afirmou em entrevista por "e-mail" à agência de notícias.
O IGCP pretende emitir um valor "substancialmente mais baixo" do que o limite total de 10 mil milhões de euros relativo ao programa de emissões de médio prazo. João Moreira Rato não especificou também que investidores poderiam estar interessados na dívida portuguesa.
O FMI revelou num relatório no passado dia 17 que Portugal tem planos para avançar com emissões de títulos de médio prazo com maturidades de um a cinco anos destinadas a investidores específicos. O Governo deverá, por outro lado, vender mais bilhetes do tesouro com maturidades superiores a um ano ao longo dos próximos meses, avançou a instituição.
"É concebível um acesso gradual aos mercados", sustenta o relatório. "As autoridades portuguesas reconhecem que a procura por bilhetes do tesouro tem sido parcialmente suportada pelas operações de refinanciamento de longo prazo do Banco Central Europeu, mas também indicam que há apetite tanto por bilhetes do Tesouro como por títulos de médio prazo muito para lá dos bancos nacionais, e esperam que esta tendência se reforce à medida que se torne evidente o registo consistente de implementação do plano" de regresso aos mercados, acrescenta o mesmo documento.
fonte:http://economico.sapo.pt/