Obrigações: seis empresas encaixam 1,3 mil milhões
As empresas portuguesas estão a apostar na emissão de obrigações e já foram concluídas seis operações que permitiram um encaixe total de 1,3 mil milhões de euros, disse o diretor de mercados da Euronext Lisbon, Miguel Geraldes, citado pela Lusa.
A informação foi avançada durante a sessão especial de mercado em que foram apresentados os resultados da oferta pública de subscrição de obrigações «Continente 7% 2015», que permitiu à Sonae SGPS um encaixe de 200 milhões de euros.
«Esta é já a sexta operação do género e, somando os dados das seis operações, verifica-se um encaixe total de 1,3 mil milhões de euros», afirmou Miguel Geraldes.
O diretor de mercados da Euronext Lisbon afirmou que, nas seis operações, foi identificado um «total de 80.327 investidores».
O investimento médio por investidor é de «cerca de 17 mil euros e o número total de ordens já emanadas por estas ofertas atinge mais de 80 mil», acrescentou o responsável.
Além da Sonae, a EDP, a Semapa, a Zon, a REN e a Brisa também optaram por apostar em operações de emissão de obrigações.
A Portugal Telecom (PT) também lançou uma Oferta Pública de Subscrição de Obrigações, denominada «Obrigações PT Taxa Fixa 2012/2016», destinada ao público em geral, no valor de 400 milhões de euros.
Os resultados finais da emissão de obrigações da PT serão divulgados na terça-feira, mas a empresa já informou que a procura global excedeu o montante da oferta.
fonte:http://www.agenciafinanceira.iol.pt/