Nunca se negociaram tão poucas Obrigações do Tesouro
Valor de julho é o mais baixo dos últimos 12 anos, altura em que histórico começou
O valor das Obrigações do Tesouro negociadas em julho no mercado secundário é o mais baixo dos últimos 12 anos. O histórico começou a ser feito em 2000 e, de lá para cá, não há nenhum mês a registar um mínimo como este.
Segundo o Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP), foram negociados, em média, três milhões de euros por dia destes títulos de dívida de longo prazo.
Trata-se, ainda, de uma queda substancial face aos 15 milhões/dia negociados em junho. Contas feitas, o valor negociado em julho foi cinco vezes inferior ao deste mês.
Para se ter uma ideia da diferença face há alguns anos, em janeiro de 2008 foram transacionados, em média, 960 milhões de euros por dia em OT.
Já no que toca aos Bilhetes do Tesouro - referentes a dívida de curto prazo - foram negociados, em média, 27 milhões de euros por dia, em julho, no mercado secundário. Bastante mais do que as OT.
Se somarmos os dois instrumentos de dívida (30 milhões de euros), verificamos que só em dezembro do ano passado se tinha transacionado menos dívida por dia do que no mês passado. O último mês de 2011 fechou com uma média diária de 17 milhões/dia de OT e BT negociadas.
Desde que está sob assistência financeira, Portugal não emite dívida de longo prazo no mercado primário.
A quinta avaliação da troika ao programa português arranca na terça-feira. Passos Coelho reafirmou a 29 de junho último a intenção de voltar ao mercado em 2013, como está previsto.
Portugal está, de resto, a «sondar» o mercado, para obter empréstimos de longo prazo, até cinco anos, segundo adiantou em entrevista à Bloomberg, no mês passado, o presidente do IGCP, João Moreira Rato.
fonte:http://www.agenciafinanceira.iol.pt/