OBRIGAÇÕES DO TESOURO RENDEM ATÉ 5,2%
As Obrigações do Tesouro (ainda) são uma alternativa aos depósitos a prazo. Explicamos porquê.
Ao longo de 2012, a rentabilidade das Obrigações do Tesouro desceu bastante. Há um ano, o rendimento das OT ultrapassava os 18% (ver análise), fruto da incerteza e instabilidade gerada no mercado da dívida, e discutia-se a segurança das aplicações do Estado. Ao longo do ano o mercado da dívida foi-se recompondo e está agora mais estável.
Ainda assim, o rendimento é interessante para o médio e longo prazo: 4,5% líquidos a cinco anos e 5,2% a dez anos. Recomendamos um investimento mínimo de 2500 euros, devido aos custos de transação em bolsa.
Além disso, para se ter a garantia desse rendimento, é necessário manter até ao vencimento, o que implica abdicar da liquidez do montante. Claro que pode sempre transacioná-lo em bolsa, mas poderá não lhe garantir o retorno do capital que investiu. Por isso, não recomendamos para pequenas aplicações de curto prazo. Para prazos entre 3 a 10 anos consegue entre 3,3 a 5,2% líquidos.
Contudo, não aplique mais de 20% das suas poupanças em dívida pública. E, pode sempre aproveitar o nossoprotocolo com a Otimize que, de forma simples e condições vantajosas a nível de custos e montantes mínimos, permite investir em títulos de dívida nacional até 5 anos.
fonte:http://www.deco.proteste.pt/i