Os 10 melhores fundos de investimento de 2012
Já são conhecidos os melhores fundos de investimento mobiliários nacionais de 2012. De acordo com o ranking daAssociação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP), relativo à semana de 28 de dezembro, os fundos da categoria de proteção de capital lideraram as rendibilidade a um ano em 2012.
O primeiro lugar do pódio é ocupado pelo Caixagest Mix Emergentes, um fundo com proteção de capital gerido pela Caixagest e com um volume sob gestão de 9,5 milhões de euros, com uma rendibilidade efetiva anual de 46,2%.
A ESAF ocupa os restantes lugares do pódio, com dois fundos com proteção de capital. O segundo melhor de 2012 foi o Espírito Santo Rendimento Fixo IV, com uma rendibilidade de 42,4%, e o terceiro foi o Espírito Santo Rendimento Fixo IX, que rendeu 37,9% no último ano.
A gestora de fundos do BES detém ainda o quarto e o quinto melhor fundo do ano passado. O Espírito Santo Rendimento Fixo VII - da categoria com proteção de capital - e o Espírito Santo Obrigações Europa - este pertencente à categoria de fundos de obrigações de taxa fixa euro - tiveram rendibilidades de 37,5% e de 35,2%, respetivamente.
A segunda metade do ranking é ocupado pelo Caixagest Super Memory, novamente um fundo com proteção de capital, com uma rendibilidade de 31%. A este seguem-se dois fundos da categoria de ações sectoriais: o Montepio Euro Financial Services e o Millennium Euro Services, que renderam 30,6% e 28,2%, respetivamente.
Os dois últimos lugares do top-10 dos melhores fundos de investimento mobiliário nacionais foram ocupados pelo Espírito Santo Rendimento Plus, um fundo especial de investimento de obrigações, e o Caixagest Global Markets, um fundo com proteção de capital, ambos com uma rendibilidade de 27%.
fonte:http://www.dinheirovivo.pt/