IGCP vai lançar novos produtos de poupança para as famílias
O presidente da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP), João Moreira Rato, afirmou hoje que está a trabalhar para lançar em breve novos produtos para a poupança das famílias portuguesas.
João Moreira Rato, que falava no II Fórum Crédito e Educação Financeira, organizado pelo Diário Económico, afirmou que o IGCP está a "desenhar produtos de prazo mais alargados para o retalho", dando como exemplo França, que colocou obrigações do tesouro a serem negociadas no mercado secundário da Euronext.
O presidente do IGCP adiantou também que os novos instrumentos de poupança do Estado para o retalho deverão ser conhecidos "nos próximos três a quatro meses".
Segundo o responsável pelo IGCP, as alterações introduzidas nos certificados de aforro e do tesouro no passado, decididas pelo Governo de José Sócrates, vieram afectar a credibilidade do Estado perante os aforradores.
Para este responsável, o que aconteceu no passado "foi uma perda de credibilidade" e é essa "reconstituição da credibilidade da oferta de retalho do IGCP que tem de ser central".
"Houve alterações a meio do caminho das regras dos certificados de aforro e certificados do tesouro que limitaram o tipo de retorno que estava disponível para os investidores", adiantou.
Deste modo, João Moreira Rato considerou que a estratégia do IGCP para voltar ao mercado de retalho "passa por diversificar as fontes de financiamento e ter acesso a vários canais de poupança".
O responsável do IGCP não quis revelar mais pormenores sobre os produtos a lançar mas adiantou que podem ser produtos com "taxas de juro crescentes a taxas de juro fixas", sendo "crucial que a informação seja clara e transparente" para evitar casos do passado.
fonte:Lusa/SOL