Ano novo, novos investimentos. Saiba onde ganhar mais em 2011
A crise da dívida é um risco, mas as cotações deverão continuar atractivas na Europa no ano que agora espreita. O investimento a longo prazo pode ser uma boa oportunidade no Velho Continente, mas 2011 vai ser melhor para as apostas nas acções dos EUA e dos mercados emergentes.
Os analistas da gestora de activos alemã RCM são unânimes quanto aos investimentos do outro lado do Atlântico, segundo o «Jornal de Negócios». Os bancos de investimento esperam uma valorização à volta dos 15% para as acções americanas.
O Goldman Sachs prevê, por exemplo, um crescimento de 12% nos lucros do índice norte-americano S&P 500 no próximo ano.Onde investir? 2011 deverá ser o ano das empresas tecnológicas, energéticas, industriais e da área dos materiais.
A expansão económica das economias emergentes torna a aposta nestes mercados mais atractiva, embora o controlo da inflação possa ser mais complicado do que nos países desenvolvidos, onde deverá permanecer baixa. O Brasil é um dos preferidos e o Egipto tem potencial. O investimento nas bolsas de Taiwan, Coreia do Sul e Singapura entra na lista de recomendações do Goldman Sachs.
As fusões e aquisições deverão também trazer louros aos investidores. Este ano ficou marcado pelo primeiro crescimento anual desde 2007 e, segundo o UBS, estamos a entrar num novo ciclo de vários anos de aumento da actividade de consolidação, pelo que os melhores resultados das empresas e os fundos que libertam podem resultar na valorização das acções.
O mesmo banco recomenda investimentos em Itália e na França. O Merril Lynch aposta na Alemanha.
fonte:agenciafinanceira